12/05/2010

Dermatite seborreica



PATOLOGIA CRÔNICA, MANIFESTA-SE ONDE HÁ MAIOR PRODUÇÃO DE ÓLEO PELAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS OU A PRESENÇA DO FUNGO PITYROSPORUM
 OVALE, O MESMO QUE CAUSA CASPA


A doença não é contagiosa e tem causas desconhecidas, mas uma vez, que as alterações hormonais e o stress estão por trás do problema. Mudanças bruscas de temperatura também agravam o quadro. É complicação da oleosidade, pois o excedente de sebo, quando se deposita na superfície do couro cabeludo, provoca irritação e inflamação,desencadeando a dermatite seborreica. O fator genético também conta.


Como identificar"Manifesta-se sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam, além de intensa produção de oleosidade", revela Sara Bragança. Agrava-se no inverno e em outras situações de fadiga ou estress. Não cabe ao cabeleireiro diagnosticá-la, porém, quando perceber a pele com esses sinais, é importante que sugira ao cliente procurar orientação médica.


O que o profissional não deve fazer Usar água quente e hidratantes, não machucar ou coçar a área afetada. Químicas agridem ainda mais a região, que está sensível e pedindo ajuda médica. Deixe isso claro ao cliente.


Adeus, irritação
Para conter o problema, o melhor é investir em xampus específicos, formulados com os seguintes ativos:
  • Vitamina PP: acalma e não promove ressecamento dos fios.
  • Óleo de melaleuca: suavizante, também regenera e purifica a região.
  • Óleo de hortelã-pimenta: aumenta a microcirculação local.
  • Óleo de alfazema: refresca e acalma.
  • Própolis: tem ação cicatrizante e bactericida.
  • Óleo de jojoba: estimulador da circulação, evita o acúmulo de resíduos de oleosidade.
  • Provitamina B5: aumenta a resistência da fibra, tem ação nutritiva.
  • Zinco: diminui a vermelhidão e a coceira.


Peelings especiais
LANÇAR MÃO DE ITENS NATURAIS NOS TRATAMENTOS PODE TURBINAR O PROCEDIMENTO DE HIGIENIZAÇÃO DA ÁREA.
Couro cabeludo com dermatite seborreica precisa de limpeza e, pensando nisso, o Centro de Beleza Badós, no Rio de Janeiro, passou a oferecer o Peeling de Argila e Semente de Maracujá. A máscara que reúne esses dois ingredientes é aplicada no couro cabeludo com uma massagem de uns 10 minutos. Depois disso, os fios são enxaguados e recebem um tratamento de acordo com suas condições. A combinação dos dois ativos garante diminuição do excesso de oleosidade, da irritação, da coceira e da vermelhidão. A semente de maracujá também funciona como antioxidante e vai proteger contra a ação dos radicais livres.


Mandamentos do banho.

  1. Nada de enrolar os cabelos na toalha ao sair do banho. Além de maltratadas, as madeixas podem ficar marcadas.
  2. Se você não quiser lavar os fios quando for tomar banho enrole-os num tecido de algodão. Ele é mais eficiente  do que as toucas de plástico na hora de manter a umidade longe dos cabelos.
  3. Água muito quente não faz bem para as madeixas. Além de ressecar  os fios, machuca o couro cabeludo. Evite
  4. Uma vez por mês dê um banho nas madeixas com agua mineral. Ela deixa o PH das madeixas equilibrado e os fios mais soltos.
  5. Não existe regra quando o assunto é a frequência de lavagem dos fios. Mas para não desfilar por aí cabelos oleosos e sujos, corra para o banho quando mechas começarem a graduar na raiz.
  6. Esfregar a toalha na cabeça também é um pecado para o visual dos fios, ma vez que estimula o rompimento das fibras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário