OVALE, O MESMO QUE CAUSA CASPA
A doença não é contagiosa e tem causas desconhecidas, mas uma vez, que as alterações hormonais e o stress estão por trás do problema. Mudanças bruscas de temperatura também agravam o quadro. É complicação da oleosidade, pois o excedente de sebo, quando se deposita na superfície do couro cabeludo, provoca irritação e inflamação,desencadeando a dermatite seborreica. O fator genético também conta.
Como identificar"Manifesta-se sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam, além de intensa produção de oleosidade", revela Sara Bragança. Agrava-se no inverno e em outras situações de fadiga ou estress. Não cabe ao cabeleireiro diagnosticá-la, porém, quando perceber a pele com esses sinais, é importante que sugira ao cliente procurar orientação médica.
O que o profissional não deve fazer Usar água quente e hidratantes, não machucar ou coçar a área afetada. Químicas agridem ainda mais a região, que está sensível e pedindo ajuda médica. Deixe isso claro ao cliente.
Adeus, irritação
Para conter o problema, o melhor é investir em xampus específicos, formulados com os seguintes ativos:
- Vitamina PP: acalma e não promove ressecamento dos fios.
- Óleo de melaleuca: suavizante, também regenera e purifica a região.
- Óleo de hortelã-pimenta: aumenta a microcirculação local.
- Óleo de alfazema: refresca e acalma.
- Própolis: tem ação cicatrizante e bactericida.
- Óleo de jojoba: estimulador da circulação, evita o acúmulo de resíduos de oleosidade.
- Provitamina B5: aumenta a resistência da fibra, tem ação nutritiva.
- Zinco: diminui a vermelhidão e a coceira.
Peelings especiais
LANÇAR MÃO DE ITENS NATURAIS NOS TRATAMENTOS PODE TURBINAR O PROCEDIMENTO DE HIGIENIZAÇÃO DA ÁREA.
Couro cabeludo com dermatite seborreica precisa de limpeza e, pensando nisso, o Centro de Beleza Badós, no Rio de Janeiro, passou a oferecer o Peeling de Argila e Semente de Maracujá. A máscara que reúne esses dois ingredientes é aplicada no couro cabeludo com uma massagem de uns 10 minutos. Depois disso, os fios são enxaguados e recebem um tratamento de acordo com suas condições. A combinação dos dois ativos garante diminuição do excesso de oleosidade, da irritação, da coceira e da vermelhidão. A semente de maracujá também funciona como antioxidante e vai proteger contra a ação dos radicais livres.
Mandamentos do banho.
- Nada de enrolar os cabelos na toalha ao sair do banho. Além de maltratadas, as madeixas podem ficar marcadas.
- Se você não quiser lavar os fios quando for tomar banho enrole-os num tecido de algodão. Ele é mais eficiente do que as toucas de plástico na hora de manter a umidade longe dos cabelos.
- Água muito quente não faz bem para as madeixas. Além de ressecar os fios, machuca o couro cabeludo. Evite
- Uma vez por mês dê um banho nas madeixas com agua mineral. Ela deixa o PH das madeixas equilibrado e os fios mais soltos.
- Não existe regra quando o assunto é a frequência de lavagem dos fios. Mas para não desfilar por aí cabelos oleosos e sujos, corra para o banho quando mechas começarem a graduar na raiz.
- Esfregar a toalha na cabeça também é um pecado para o visual dos fios, ma vez que estimula o rompimento das fibras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário